"" ➡ Redação do Enem 【Anis Zahirah】: ➡ Argumento de Autoridade na redação do Enem

➡ Argumento de Autoridade na redação do Enem

Neste artigo você vai ver um pouco mais sobre com o construir de forma correta o Argumento de Autoridade na redação dissertativa do Enem. Leia o primeiro e o segundo artigo sobre o assunto clicando aqui no marcador Redação do Enem. Acompanhe nossos artigos para ficar por dentro de tudo que acontece relacionado ao Enem e, principalmente, redação do Enem.




Quando recorremos ao testemunho de alguma autoridade para apoiarmos o ponto de vista, a opinião que estamos defendendo, estamos nos utilizando do argumento de autoridade.

Entretanto, para que esse tipo de argumento seja considerado logicamente válido, é necessário levar em conta certas condições:

•  a   autoridade   invocada,   além   de   "autoridade   no   assunto   em   questão",   deve   ser reconhecidamente digna de confiança;

•  não deve haver uma autoridade semelhante que afirme o contrário, quanto ao mesmo assunto;

•  deve haver adequação entre o tipo de autoridade invocada e o contexto de criação do argumento, a fim de não ocorrer transferência indevida de campo de competência: a autoridade no campo X opina sobre o campo Y. Lembre-se, por exemplo, dos textos publicitários, em que pessoas do meio artístico - rádio, cinema, televisão - têm sido solicitadas para provar a "qualidade" de inúmeros produtos de consumo...

•   não se deve esquecer que as autoridades também podem errar: a conclusão desse argumento, como a de todos os argumentos indutivos é mais ou menos provavelmente verdadeira.

Além disso, é necessário cautela para se lançar mão do argumento de autoridade: sua utilização demasiada pode nos ir levando a, em vez de pensar com a própria cabeça, apoiarmo-nos sempre nos outros e assim deixar sem sujeito, sem vida própria, o nosso texto.

Leitura de exemplos de argumento de autoridade

Trecho de entrevista:

P: A pessoa normal existe?
R: Procuramos evitar o critério de normalidade. Fico com a definição de Freud, de que se você é capaz de amar e de trabalhar, de se relacionar, você tem as bases da humanidade.

(Hanna Segal - entrevista publicada pela Revista Veja - 22/04/98)

Comentários

Neste fragmento de entrevista, a entrevistada por si mesmo constitui um argumento de autoridade, pois é uma psicanalista de renome, uma especialista mundialmente respeitada, em sua área de conhecimento. Mesmo assim, ela menciona Freud, o fundador da psicanálise, para justificar o ponto de vista que defende.

Saiba mais sobre a redação do Enem.